GPS em Atraso 2021

Se você está com a sua guia GPS em atraso e não sabe como regularizar a sua situação para realizar o pagamento saiba que o procedimento é mais simples do que se possa imaginar, e não é à toa que você chegou a este artigo. Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre GPS em atraso 2021.

GPS em Atraso 2020
GPS em Atraso 2021

O que é GPS

GPS é uma sigla empregada para “Guia da Previdência Social”, cuja utilidade é para o pagamento da contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para que assim possa garantir o seu direito a benefícios como o auxílio-doença e aposentadoria.

Como se sabe quando se está trabalhando formalmente o pagamento é automático com o INSS e nem precisa se preocupar quanto a esse detalhe, pois o próprio empregador encarrega de executar toda a tarefa.

Guia da Previdência Social
Guia da Previdência Social

Mas quando se é um autônomo ou está desempregado deverá se atentar a contribuição que deve ser feita diretamente por você. E nesta modalidade não há necessidade de auxílio de um contador, pois a própria Previdência criou uma guia simplificada que qualquer pessoa pode preenchê-la para efetuar o pagamento em qualquer Casa Lotérica ou agência bancária.

Além disso o pagamento da GPS pode ser feito mensalmente ou trimestralmente e somente através da Guia, a qual pode ser gerada diretamente pela internet ou em forma de carnê que é vendido nas bancas de jornais e também nas papelarias.

Atualizar GPS em Atraso 2021

Se por algum motivo você acabou se esquecendo de pagar o seu GPS dentro do prazo estipulado precisará atualizar o documento para poder efetuar a quitação da contribuição previdenciária.

É claro que uma das principais dúvidas que podem surgir diz respeito as multas que são cobradas pelos dias de atraso. Se você faz o pagamento do seu GPS saiba que para verificar corretamente o valor da multa aplicada para pagamentos em atraso é necessário acessar o Sistema de Acréscimos Legais (SAL) que se encontra no portal da Receita Federal. Sendo assim você deverá seguir o procedimento abaixo:

  • Acesse o SAL por meio deste link;
  • Procure na barra de opções “Módulos” (que fica na parte superior à esquerda);
  • Agora selecione a situação em que você se enquadra;
Módulos Disponíveis
Módulos Disponíveis
  • Em seguida, informe os dados que serão solicitados (inclusive o número do seu PIS ou PASEP);
  • Feito isso você deverá digitar o código de segurança;
  • E, para finalizar, clique no botão “Confirmar”.
Atualizar GPS em Atraso 2020
Atualizar GPS em Atraso 2021

Agora é só aguardar o redirecionamento da página para que o sistema lhe apresente o valor do seu GPS juntamente com as multas. Assim basta você somente conferir e imprimir um novo boleto para fazer a respectiva quitação dele.

A título de curiosidade a multa de atraso é de aproximadamente 1% do valor total atrasado mensalmente. E como se sabe, quanto mais tempo você deixar de quitar o seu GPS maior será o valor que precisará desembolsar para ficar regularizado com o Extrato INSS.

Como Emitir a Guia GPS

No procedimento anterior você pode acessá-lo para emitir o seu GPS, pois este é o sistema mais rápido e simples para obter o seu boleto. Caso você queira acessar diretamente pelo site da Receita Federal deverá o procedimento abaixo:

  • Acesse o site oficial da Receita Federal diretamente aqui;
  • Procure na parte superior a opção “Serviços”;
  • Em “Navegue aqui” procure e clique sobre “Pagamentos e parcelamentos”;

    Pagamentos e parcelamentos
    Pagamentos e parcelamentos
  • Aperte agora a opção “Pagamento”;

    Pagamento
    Pagamento
  • Na página redirecionada aperte sobre “Emitir GPS”;

    Emitir GPS
    Emitir GPS
  • Observe que são apresentados dois botões de atendimento: um pela internet e outro presencial, é só clicar no primeiro;
  • Você será redirecionado a página do SAL.

    Como Emitir a Guia GPS
    Como Emitir a Guia GPS

Agora é só fazer os procedimentos que apresentei no item anterior para emitir a sua guia GPS 2021.

Cálculo GPS em atraso

O cálculo do GPS em atraso 2021 é feito automaticamente pelo sistema SAL que você pode acessar conforme te apresentei nos itens anteriores.

Recalcular GPS em Atraso

Considere que o GPS em atraso utiliza regras próprias de multa conforme a filiação do contribuinte. Por isso é muito importante observar se você é filiado antes ou após o dia 29 de novembro de 1999. Ao fazer a escolha correta o sistema vai calcular o valor exato do GPS com a multa.

Se você tiver alguma dúvida é só utilizar os comentários abaixo.