Aposentadoria para professor 2021

O professor é uma das profissões mais antigas do país, e também uma das que mais conta com empregados estaduais. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações sobre a aposentadoria para professor 2021.

A aposentadoria nada mais é quando um trabalhador completa os anos estipulados em lei para seu exercício de atividade. Em alguns casos mais graves, como por exemplo acidentes, e até mesmo doenças, existe uma outra alternativa. Para este procedimento, a aposentadoria do funcionário pode vir por invalidez. De qualquer forma, um aposentado tem uma remuneração recebida mensalmente, por seus serviços prestados.

Aposentadoria para Professor
Aposentadoria para Professor

Novas regras da aposentadoria para professores

Antes do último ano, para um profissional da educação curtir sua aposentadoria para professor 2021, ele tinha que atender alguns requisitos. Primeiramente, era necessário ter a contribuição de 25 anos, para mulheres, e 30 anos, para homens. Ou seja, antigamente, não precisava ter também uma idade mínima.

Os requisitos para aposentadoria de antes da reforma da previdência, de 2019, ainda podem ser considerados para alguns. Isso claro, apenas para os professores que tiverem preenchido o documento antes de tal data, e que ainda não tenham solicitado seus benefícios.

Agora, depois da reforma, todo o procedimento para a aposentadoria para professor 2021 mudou. Os profissionais deverão seguir as regras de idade mínima, porém, com uma diferenciação para a sua profissão. Isso vale apenas para os trabalhadores que não adotaram o modelo antigo da previdência social. Então, para todos os demais, as alternativas já estão valendo desde 2019.

✅ Descubra o que fazer caso tenha o Benefício Negado pelo INSS.

Tabela da aposentadoria para professores

Decerto, a tabela da aposentadoria para professor 2021 sofreu modificações. Abaixo, listaremos algumas das mudanças para você:

  1. Por meio dos pontos, homens deverão ter 30 anos de contribuição, e mulheres 25. No total, os de gênero masculino deverão ter 91 pontos, enquanto os de feminino apenas 81
  2. Para a idade mínima progressiva, homens também deverão ter 30 anos de contribuição, com 56 anos de idade. Já as mulheres, 25 anos de serviço com 51 anos de idade
  3. A regra permanente se encaixa para quem não estava filiado ao INSS até a reforma. Neste caso, são 25 anos de contribuição para ambos sexos. Sem falar que homens precisam ter 60 anos de idade, enquanto mulheres 57
  4. Tanto para homens, quanto para mulheres, há algumas exceções para a aposentadoria para professor 2021. Como por exemplo, 20 anos de serviço público, 10 anos de carreira e 5 anos no cargo atual

✅ Descubra como descobrir o Resultado de Perícia do INSS.

Simulação da aposentadoria de professor

A aposentadoria para professor 2021 também pode ser consultada por meio de simuladores. Os cálculos são feitos com base na reforma da previdência. O Instituto de Longevidade disponibiliza em seu site oficial um simulador para tal.

Você terá que, primeiramente, preencher alguns dados pessoais seus. Como o setor de atuação, se é público ou privado, seu sexo, sua idade, anos que contribuiu e algumas outras informações.

Depois disso, basta apertar no botão para gerar sua simulação. Lembre-se que não são dados oficiais, mas, eles são extremamente concretos. Então, pode haver sim alguma variação de números entre esta plataforma e o seu benefício real, do governo.