Bariátrica pelo SUS

A cirurgia bariátrica é um dos procedimentos mais realizados no Brasil, anualmente. Curiosamente, o Sistema Único de Saúde (SUS), realiza tal cirurgia, em casos de extrema necessidade. A bariátrica é feita para diminuir o estômago de uma pessoa, para que a mesma possa reduzir drasticamente seu peso.

Mas, não se engane, pois ela não é recomendada para qualquer um. Na verdade, apenas pacientes com obesidade, e que atividades físicas não causam mais efeito na pessoa, podem fazê-la. E claro, sempre com uma intervenção médica. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações sobre como fazer a bariátrica pelo SUS.

Bariátrica pelo SUS
Bariátrica pelo SUS

O que é uma bariátrica?

Antes de fazer sua cirurgia bariátrica pelo SUS, é necessário, antes, entender um pouco melhor sobre o procedimento. O mesmo consiste em retirar um pedaço de seu estômago, para diminuir a sua ingestão de alimentos.

Sem falar que existem quatro procedimentos diferentes de realizar esta cirurgia: a gastrectomia vertical, a gastroplastia em Y de Roux, a derivação bileopancreática e a banda gástrica ajustável. Cada uma delas é feita de maneira diferente, reduzindo uma parte e quantidade específica do estômago.

Confira outros procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde:

Bariátrica pelo SUS

A bariátrica pelo SUS é disparada uma das cirurgias mais procuradas pela população. Isso porque, ela é ofertada gratuitamente pelo governo federal, bastando o beneficiário imprimir o cartão SUS. Entretanto, são pouquíssimas pessoas que podem realizar a mesma. Até porque, é necessário estar dentro do quadro de gravidade. Ou seja, ter um grau elevado de obesidade, e que também se torne um potencial risco à saúde do paciente.

Requisitos

Para fazer a bariátrica pelo SUS, é necessário, antes, cumprir alguns requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde. Separamos a lista de exigências para você:

  1. Ter idade mínima de 16 anos. Não há restrição de idade máxima
  2. Ter um Índice de Massa Corporal superior aos 40 pontos
  3. Ter um Índice de Massa Corporal superior aos 35 pontos, associados a comorbidades. As mesmas são doenças ligadas a obesidade, tais como diabetes e hipertensão

Quem tem direito

Para poder fazer a bariátrica pelo SUS, não são todos que estão elegíveis para o procedimento. Para tal, é necessário:

  1. Estar em um estado avançado de obesidade, com pelo menos 40 pontos de Índice de Massa Corporal. Ou ao menos, 35 pontos, com casos de diabetes e hipertensão
  2. Ter pelo menos duas complicações relacionadas à obesidade

2.1. Elas podem ser intolerância à glicose, hipertensão, colesterol alto, problemas cardiovasculares, osteoartrose, doença de refluxo, problemas pulmonares ou apneia obstrutiva do sono

Riscos da bariátrica

Existem diversos riscos na cirurgia bariátrica pelo SUS. O primeiro deles é o sangramento excessivo pós-cirúrgico, e também infecção. Reações adversas à anestesia e problemas cardíacos na mesa de operação também podem acontecer.

Além disso, coágulos de sangue, problemas pulmonares ou respiratórios, vazamentos no sistema gastrointestinal, e até mesmo morte – em casos extremos – também são listados.

Como dar entrada na bariátrica pelo SUS

Para dar entrada no pedido de cirurgia bariátrica pelo SUS, é necessário antes se consultar com um médico da entidade. Depois, o mesmo fará uma solicitação oficial. E então, cabe a você também fazer sua solicitação, por meio do seu cartão do SUS. Feito isso, você será colocado em uma lista de espera, até que eventualmente chegue a data de sua cirurgia.