Revisão da Vida Toda

A Revisão da Vida Toda é um serviço de revisão que tem como principal objetivo calcular todo o tempo de contribuição, incluindo cálculos referentes ao período anterior a 1994, ano de instauração do Plano Real.

Isso porque, antes, somente as contribuições a partir de julho de 94 entravam na contagem. Isso acabava prejudicando bastante pessoas que receberam bons salários no período anterior.

Mas, com a Revisão da Vida Toda, como o próprio nome sugere, todos os períodos de contribuição poderão contar para melhorar os valores do benefício concedido ao aposentado.

Revisão da Vida Toda 2021
Revisão da Vida Toda 2021

Com isso, afasta-se o enquadramento na regra de transição do art. 3º da Lei nº 9.876, de 1999. Essa é a regra que determina a contagem a partir apenas de 1994.

Quem Tem Direito A Revisão da Vida Toda?

A Revisão da Vida Toda é disponibilizada para beneficiários que tenham período de contribuição comprovado anterior ao ano de 1994. Será analisado também se essas contribuições eram maiores do que aquelas de 94 adiante.

No entanto, é importante ressaltar que a Revisão da Vida Toda só é aplicável para beneficiários que começaram a receber antes da Reforma da Previdência.

✅ Saiba como pagar a GPS em Atraso.

Julgamento da Revisão da Vida Toda no STF

Corre no STF – Superior Tribunal Federal – um julgamento referente à Revisão da Vida Toda. Enquanto o julgamento não se encerra, as ações referentes a esse tema permanecem suspensas.

Mas, caso o julgamento defina que a Revisão da Vida Toda está realmente liberada para os brasileiros, então todos os salários deverão contar para cálculo da aposentadoria, inclusive aqueles recebidos antes da instauração do Plano Real.

É importante ressaltar que poucos são os beneficiários que realmente enxergam vantagens nisso, visto que o mais comum é que os trabalhadores evoluam em seus salários, e não regridam.

Infelizmente o STF não possui prazo para fazer o julgamento de processos. Sendo assim, a palavra de ordem para quem aguarda essa resolução é: paciência.

✅ Descubra também como Imprimir cartão SUS.

A revisão é causa ganha?

Ainda não se sabe como será o posicionamento dos tribunais brasileiros com relação a esse trâmite. Sendo assim, é importante agir com parcimônia e não acreditar em advogados que garantem bons resultados sem considerar outras possibilidades.

Planilha De Cálculo Da Revisão da Vida Toda

Naturalmente, para se chegar a um valor exato é necessário fazer o que chamamos de “Cálculo da Revisão da Vida Toda”. Esse cálculo segue uma planilha específica de definição.

Fazer o cálculo corretamente é uma das etapas mais importantes. Afinal, um erro poderá causar confusão em todo o processo, e até mesmo atrasar a sua resolução.

Agora que você já sabe tudo sobre a Revisão da Vida Toda pode entender a importância desse tema para os brasileiros que pretendem dar entrada na aposentadoria.

Tanto processos em andamento quanto aqueles que está sendo ajuizados atualmente deverão aguardar uma resolução do STF para entender melhor qual será o impacto da Revisão da Vida Toda no cálculo da previdência.

Então, se ainda tiver dúvidas sobre a Revisão da Vida Toda consulte o seu advogado e entenda melhor como isso vai funcionar para o seu caso.