SIGTAP: Tabela Unificada de Procedimentos

Você já ouviu falar a respeito do que é o SIGTAP e como ele funciona? Saiba que é um sistema de gerenciamento que foi criado especificamente para atender algumas necessidades de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). Você ficou curioso para conhecer mais sobre o SIGTAP? Então confira os detalhes neste post!

SIGTAP
SIGTAP

O que é SIGTAP?

Trata-se de uma sigla para Sistema de Gerenciamento de Tabela Unificada dos Procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e materiais de síntese do SUS. Em outras palavras, trata-se de um sistema de unificação das tabelas que foi criado com o objetivo de facilitar e melhorar a organização e também o controle financeiro da organização do SUS.

Por ora, o SIGTAP é uma ferramenta direcionada às:

  • Secretarias Estaduais de Saúde (SES);
  • Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e;
  • Demais órgãos do governo.

Os quais realizam procedimentos cirúrgicos dentro do Brasil marcados ou agendados e com uma estimativa dos valores que serão utilizados para arcar com os gastos das operações, assim como também os materiais necessários para os procedimentos.

Sendo assim com o SIGTAP tanto os governadores como os prefeitos conseguem saber exatamente o quanto vão precisar gastar, em especial os procedimentos cirúrgicos mais complexos realizados pelo SUS. E poderão assim administrar melhor e de forma que se previnam quanto ao que precisarão guardar e cobrar do governo federal no que diz respeito ao repasse de verbas.

E mais ainda: com este sistema os hospitais terão maiores condições de se organizar para o planejamento dos pacientes, assim também como das cirurgias e internações.

Como Funciona?

Basicamente todos os procedimentos relacionados a serviços prestados pelo SUS devem ser feitos dentro deste sistema, para que tanto os gestores quando auditores de hospitais conveniados ao SUS possam ter maior controle financeiro sobre todos os procedimentos que são realizados.

Através do SIGTAP pode-se:

  • Realizar um levantamento acerca das operações que são mais realizadas nos hospitais;
  • Assim como os custos e a quantidade de pessoas que fazem uso desse modelo de procedimento.

Em outras palavras, com o SIGTAP fica mais fácil realizar o acompanhamento da gestão financeira, de modo não só a compreender exatamente como os recursos estão sendo utilizados na prática com os procedimentos de saúde do SUS como também evitar quaisquer possíveis fraudes e desvios. Caso qualquer problema ocorra um auditor poderá solicitar até mesmo um tipo de punição e realizar a notificação junto ao SUS.

Para os hospitais outro ponto interessante com a utilização do SIGTAP é que podem realizar cobrança de valores ao Estado das operações que foram feitas e equilibrar melhor as finanças.

Como Funciona
Como Funciona

Tabela do SIGTAP

A tabela do SIGTAP é um dos mais importantes mecanismos de estabilização financeira, independente da arrecadação ou do tamanho do Estado em que o mesmo é utilizado. É de responsabilidade dos hospitais conveniados ao SUS enviar as notificações pelas atualizações realizadas no sistema. E podem ser feitos diretamente pelos gestores e auditores dos hospitais.

Quanto a estes devem fazer o levantamento dos procedimentos que são mais realizados nos hospitais, assim como os valores de custos e as pessoas e/ou pacientes que mais utilizam o procedimento.

Com a utilização da tabela do SIGTAP é provável que os hospitais consigam se preparar previamente para receber os pacientes, assim como organizar os procedimentos a serem realizados, o que automaticamente previne de qualquer tipo de transtorno, riscos e até mesmo a redução dos custos.

A tabela do SIGTAP pode ser facilmente acessada pela internet como se observará a seguir.

Download da Tabela SIGTAP

O download da tabela SIGTAP pode ser feita :

  • Em PDF;
  • Como também em Excel através do sistema Windows como também do Linux.

Essa facilidade é interessante porque você pode realizar o preenchimento diretamente do seu dispositivo.

Desta forma, para poder acessar e fazer um download da tabela SIGTAP é só clicar aqui.

Ao ser redirecionado você conseguirá verificar também os manuais de instrução e até mesmo os dados anteriores ao ano de 2008.

Download da Tabela SIGTAP
Download da Tabela SIGTAP

Cadastro SIGTAP

O cadastro só pode ser realizado por gestores ou então por auditores dos hospitais. Sendo assim quando for realizado uma cirurgia caberá a eles entrarem no sistema para preencher os dados da planilha.

Espero que esse artigo tenha te auxiliado. E se gostou deixe seu like abaixo.