Atualmente no Brasil mais de 26 milhões de pessoas são aposentados pelo INSS
Atualmente no Brasil mais de 26 milhões de pessoas são aposentados pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Esse número só cresce, e é importante que todos reflitam a respeito, pois a situação não vai bem.
Esse órgão é responsável pelo pagamento do Salário Maternidade, Pensão por Morte, Auxílio Doença, Aposentadorias, Seguro Desemprego, entre outros.
O objetivo da aposentadoria é devolver a pessoa os valores contribuídos por toda a vida, para que ela tenha uma vida confortável quando estiver em idade mais avançada. No entanto, os valores recebidos não têm sido suficientes.
O cálculo do valor da aposentadoria leva em consideração uma série de fatores como a quantidade de tempo contribuído, além da idade de quem está tentando obter o benefício.
Em muitos casos, o que ocorre é que uma pessoa acaba recebendo um valor de aposentadoria menor do que o que estava habituada, precisando trabalhar, mesmo após ter conseguido o benefício.
Os números são alarmantes, pois do total de aposentados brasileiros, 25% trabalham, apenas 1% são independentes financeiramente, sendo que 46% dependem dos filhos para conseguir ter uma vida digna e 28% estão em uma situação muito difícil.
Por esses números é possível perceber a necessidade em otimizar o cálculo das aposentadorias. Até porque, muitos deixaram de realizar a contribuição por uma grande variedade de motivos, como os muitos trabalhos que antigamente não eram regulamentados e salários que eram muito reduzidos.
Há ainda uma grande ideia errada de que somente trabalhadores ativos contribuem para o INSS, no entanto, o valor dado por esse tipo de contribuinte é de 5 a 20% e as fontes de renda do INSS também vêm das empresas, que pagam 20% do valor do salário de cada empregado contratado.
Além disso, as Loterias também repassam um percentual de sua verba para o Instituto Nacional do Seguro Social, assim como o COFINS e o CSLL. Valores também são obtidos pelo IOF, e CDN, que são verbas recebidas das construções com plantas aprovadas durante ou ao final do projeto.
O pensamento de que somente trabalhadores ativos geram renda faz com que se crie muita especulação a respeito do futuro da previdência.
Em partes realmente a condição do INSS está se tornando insustentável, pois o número de verbas contribuídas está se tornando menor do que os custos com os aposentados, além disso, algumas empresas de alguns setores conseguiram o direito de repassar um valor menor, o que acaba também prejudicando no fechamento das contas.