GPS em Atraso 2023
Se você está com a sua guia GPS em atraso e não sabe como regularizar a sua situação para realizar o pagamento saiba que o procedimento é mais simples do que se possa imaginar, e não é à toa que você chegou a este artigo. Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre GPS em atraso 2023.
O que é GPS
GPS é uma sigla empregada para “Guia da Previdência Social”, cuja utilidade é para o pagamento da contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para que assim possa garantir o seu direito a benefícios como o auxílio-doença e aposentadoria.
Como se sabe quando se está trabalhando formalmente o pagamento é automático com o INSS e nem precisa se preocupar quanto a esse detalhe, pois o próprio empregador encarrega de executar toda a tarefa.
Mas quando se é um autônomo ou está desempregado deverá se atentar a contribuição que deve ser feita diretamente por você. E nesta modalidade não há necessidade de auxílio de um contador, pois a própria Previdência criou uma guia simplificada que qualquer pessoa pode preenchê-la para efetuar o pagamento em qualquer Casa Lotérica ou agência bancária.
Além disso o pagamento da GPS pode ser feito mensalmente ou trimestralmente e somente através da Guia, a qual pode ser gerada diretamente pela internet ou em forma de carnê que é vendido nas bancas de jornais e também nas papelarias.
Atualizar GPS em Atraso 2023
Se por algum motivo você acabou se esquecendo de pagar o seu GPS dentro do prazo estipulado precisará atualizar o documento para poder efetuar a quitação da contribuição previdenciária.
É claro que uma das principais dúvidas que podem surgir diz respeito as multas que são cobradas pelos dias de atraso. Se você faz o pagamento do seu GPS saiba que para verificar corretamente o valor da multa aplicada para pagamentos em atraso é necessário acessar o Sistema de Acréscimos Legais (SAL) que se encontra no portal da Receita Federal. Sendo assim você deverá seguir o procedimento abaixo:
- Acesse o SAL por meio deste link;
- Procure na barra de opções “Módulos” (que fica na parte superior à esquerda);
- Agora selecione a situação em que você se enquadra;
- Em seguida, informe os dados que serão solicitados (inclusive o número do seu PIS ou PASEP);
- Feito isso você deverá digitar o código de segurança;
- E, para finalizar, clique no botão “Confirmar”.
Agora é só aguardar o redirecionamento da página para que o sistema lhe apresente o valor do seu GPS juntamente com as multas. Assim basta você somente conferir e imprimir um novo boleto para fazer a respectiva quitação dele.
A título de curiosidade a multa de atraso é de aproximadamente 1% do valor total atrasado mensalmente. E como se sabe, quanto mais tempo você deixar de quitar o seu GPS maior será o valor que precisará desembolsar para ficar regularizado com o Extrato INSS.
Como Emitir a Guia GPS
No procedimento anterior você pode acessá-lo para emitir o seu GPS, pois este é o sistema mais rápido e simples para obter o seu boleto. Caso você queira acessar diretamente pelo site da Receita Federal deverá o procedimento abaixo:
- Acesse o site oficial da Receita Federal diretamente aqui;
- Procure na parte superior a opção “Serviços”;
- Em “Navegue aqui” procure e clique sobre “Pagamentos e parcelamentos”;
- Aperte agora a opção “Pagamento”;
- Na página redirecionada aperte sobre “Emitir GPS”;
- Observe que são apresentados dois botões de atendimento: um pela internet e outro presencial, é só clicar no primeiro;
- Você será redirecionado a página do SAL.
Agora é só fazer os procedimentos que apresentei no item anterior para emitir a sua guia GPS 2023.
Cálculo GPS em atraso
O cálculo do GPS em atraso 2023 é feito automaticamente pelo sistema SAL que você pode acessar conforme te apresentei nos itens anteriores.
Recalcular GPS em Atraso
Considere que o GPS em atraso utiliza regras próprias de multa conforme a filiação do contribuinte. Por isso é muito importante observar se você é filiado antes ou após o dia 29 de novembro de 1999. Ao fazer a escolha correta o sistema vai calcular o valor exato do GPS com a multa.
Se você tiver alguma dúvida é só utilizar os comentários abaixo.