Bariátrica pelo SUS
A cirurgia bariátrica é um dos procedimentos mais realizados no Brasil, anualmente. Curiosamente, o Sistema Único de Saúde (SUS), realiza tal cirurgia, em casos de extrema necessidade. A bariátrica é feita para diminuir o estômago de uma pessoa, para que a mesma possa reduzir drasticamente seu peso.
Mas, não se engane, pois ela não é recomendada para qualquer um. Na verdade, apenas pacientes com obesidade, e que atividades físicas não causam mais efeito na pessoa, podem fazê-la. E claro, sempre com uma intervenção médica. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações sobre como fazer a bariátrica pelo SUS.
O que é uma bariátrica?
Antes de fazer sua cirurgia bariátrica pelo SUS, é necessário, antes, entender um pouco melhor sobre o procedimento. O mesmo consiste em retirar um pedaço de seu estômago, para diminuir a sua ingestão de alimentos.
Sem falar que existem quatro procedimentos diferentes de realizar esta cirurgia: a gastrectomia vertical, a gastroplastia em Y de Roux, a derivação bileopancreática e a banda gástrica ajustável. Cada uma delas é feita de maneira diferente, reduzindo uma parte e quantidade específica do estômago.
Confira outros procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde:
Bariátrica pelo SUS
A bariátrica pelo SUS é disparada uma das cirurgias mais procuradas pela população. Isso porque, ela é ofertada gratuitamente pelo governo federal, bastando o beneficiário imprimir o cartão SUS. Entretanto, são pouquíssimas pessoas que podem realizar a mesma. Até porque, é necessário estar dentro do quadro de gravidade. Ou seja, ter um grau elevado de obesidade, e que também se torne um potencial risco à saúde do paciente.
Requisitos
Para fazer a bariátrica pelo SUS, é necessário, antes, cumprir alguns requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde. Separamos a lista de exigências para você:
- Ter idade mínima de 16 anos. Não há restrição de idade máxima
- Ter um Índice de Massa Corporal superior aos 40 pontos
- Ter um Índice de Massa Corporal superior aos 35 pontos, associados a comorbidades. As mesmas são doenças ligadas a obesidade, tais como diabetes e hipertensão
Quem tem direito
Para poder fazer a bariátrica pelo SUS, não são todos que estão elegíveis para o procedimento. Para tal, é necessário:
- Estar em um estado avançado de obesidade, com pelo menos 40 pontos de Índice de Massa Corporal. Ou ao menos, 35 pontos, com casos de diabetes e hipertensão
- Ter pelo menos duas complicações relacionadas à obesidade
2.1. Elas podem ser intolerância à glicose, hipertensão, colesterol alto, problemas cardiovasculares, osteoartrose, doença de refluxo, problemas pulmonares ou apneia obstrutiva do sono
Riscos da bariátrica
Existem diversos riscos na cirurgia bariátrica pelo SUS. O primeiro deles é o sangramento excessivo pós-cirúrgico, e também infecção. Reações adversas à anestesia e problemas cardíacos na mesa de operação também podem acontecer.
Além disso, coágulos de sangue, problemas pulmonares ou respiratórios, vazamentos no sistema gastrointestinal, e até mesmo morte – em casos extremos – também são listados.
Como dar entrada na bariátrica pelo SUS
Para dar entrada no pedido de cirurgia bariátrica pelo SUS, é necessário antes se consultar com um médico da entidade. Depois, o mesmo fará uma solicitação oficial. E então, cabe a você também fazer sua solicitação, por meio do seu cartão do SUS. Feito isso, você será colocado em uma lista de espera, até que eventualmente chegue a data de sua cirurgia.