Imprimir Cartão SUS: Tirar 2ª Via, Número do Cartão SUS

O cartão SUS ou “Cartão Nacional de Saúde” (CNS) é um verdadeiro documento de caráter obrigatório que todos os cidadãos brasileiros devem possuir para terem direito de acesso aos serviços prestados pelo “Sistema Único de Saúde” (SUS). O primeiro passo é imprimir cartão SUS. Veja abaixo como fazer essa impressão.

Trata-se de um cartão criado e emitido pelo Governo Federal e é disponibilizado gratuitamente tanto para os cidadãos que nasceram no Brasil como também para os estrangeiros que aqui residem. Através do cartão é possível ter acesso há vários procedimentos médicos realizados gratuitamente no SUS.

E como se trata de um cartão obrigatório ele tem validade em todo o território nacional, e através dele é possível acessar todas as informações que dizem respeito a saúde de um cidadão por meio de um número de identificação.

Imprimir Cartão SUS
Imprimir Cartão SUS

Se você ainda não sabe como ter acesso a este importante benefício, principalmente o que é necessário fazer para imprimir o seu cartão SUS é só conferir este artigo até o final que irei compartilhar contigo todas essas informações que vão te esclarecer imediatamente. Me acompanhe!

Como Solicitar o Cartão SUS

Você pode ter o seu cartão SUS a qualquer momento. Para isso é necessário fazer um cadastro, que pode ser agilizado através do Portal do Cidadão (como poderá verificar no último tópico deste artigo) ou então fazer a solicitação pelo método tradicional.

Nesse procedimento você deve se dirigir pessoalmente até a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade ou então ir a uma unidade de saúde com os seus documentos pessoais. São eles:

  • RG e CPF
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Número do PIS/PASEP.
Como Fazer o Cartão SUS
Como Fazer o Cartão SUS

Você também pode fazer a solicitação do seu cartão SUS nos postos e centro de saúde, hospitais ou qualquer outra unidade pertencente a Secretaria da Saúde que realize este serviço.

Assim que você faz a solicitação do seu cartão ele é imediatamente impresso com as suas informações importantes, inclusive o número do Cartão SUS, “Nacional de Identificação Único”, que lhe permite o atendimento em qualquer unidade e serviço prestado pelo SUS em todo Brasil.

Custo para Tirar o Cartão SUS

Embora o cartão do SUS seja considerado um documento importante e obrigatório não é cobrado nenhum valor ou taxa para sua emissão. Portanto, ele é gratuito.

Como Emitir a 2ª via do Cartão SUS

Se por algum motivo precisar solicitar a sua segunda via do cartão devido a uma perda, furto, roubo ou mesmo algum dano físico causado que dificulta a identificação visual do documento você deverá fazer o seguinte:

  • Dirija-se pessoalmente até uma unidade de saúde responsável pela emissão do cartão no seu município para fazer a solicitação
  • Apresente os seus documentos pessoais (os mesmos que você utilizou para fazer o cadastro na solicitação da primeira via do cartão).

Pronto, é só aguardar por alguns segundos para que o agente faça a emissão do novo documento e lhe entregue imediatamente.

Se, por ventura, você não sabe qual é a unidade de saúde responsável pela realização da emissão do cartão SUS na sua cidade é só entrar em contato diretamente com o departamento de saúde ou a prefeitura da sua cidade para obter as informações necessárias sobre a solicitação da segunda via do cartão SUS.

Pré-Cadastro Online

Para agilizar o procedimento e evitar enfrentar filas longas de atendimento nas unidades você pode adiantar a solicitação do seu cartão de uma forma bem simples utilizando para isso a sua internet. O procedimento é o seguinte:

  • Acesse a plataforma do Portal do Cidadão clicando aqui
  • Aguarde a página carregar completamente
  • Informe os dados solicitados pelo sistema: nome completo, nome da mãe, número do CPF, data de nascimento e respectivo nome do município de nascimento
  • Agora marque a caixa anti robô
  • Por fim é só confirmar o procedimento que acabou de realizar.
Pré-Cadastro no Cartão do SUS
Pré-Cadastro no Cartão do SUS

Após ter realizado esse procedimento você deve imprimir o comprovante que o sistema gera ao final do cadastro e levá-lo juntamente com seus documentos pessoais até uma unidade de saúde da sua cidade em um prazo máximo de 60 dias.

Assim o agente vai verificar as informações e imprimir cartão SUS, o qual você pode plastificá-lo para aumentar a proteção contra qualquer tipo de dano.

Se esse artigo te auxiliou não se esqueça de deixar o seu like no botão abaixo.