Benefício Negado Pelo INSS 2023
É muito comum que um benefício seja negado pelo INSS, porém isso não significa que acabaram as possibilidades de acesso. Haverá, posteriormente, a oportunidade de entrar com um recurso juntamente ao INSS, e caso a decisão seja revertida você poderá acessar seus direitos.
Portanto, continue lendo este artigo e confira todas as informações sobre o que é um benefício negado pelo INSS, como entrar com um recurso, quando é possível utilizar esta opção, e o passo a passo para acompanhar o resultado ou andamento de um recurso. Saiba mais!
Benefício negado pelo INSS pode ser solicitado na justiça?
A Previdência Social é como uma seguradora, porém pública se maneira geral, assim sendo, tanto os contribuintes quanto os indivíduos próximos podem acessar vários benefícios ou vantagens devido à alguns acontecimentos específicos.
Assim sendo, em casos de gravidez, invalidez ou morte do indivíduo que contribuiu durante determinado período de tempo, haverá um valor assegurado à ele mesmo ou ao seus entes e familiares.
São os principais benefícios disponibilizados aos contribuintes:
- Aposentadoria;
- Auxílio por doença;
- Pensão em casos de morte;
- Salário maternidade;
- Auxílio para acidentados;
- Entre diversos outros.
Obs.: Aliás, existem também os chamados benefícios assistenciais, que por sua vez, são voltados às pessoas de famílias carentes. Assim sendo, todos os Benefícios de Prestação Continuada (BPC) de acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social são considerados benefícios sociais.
✅ Veja também como consultar o Resultado de Perícia do INSS.
Quando pedir recurso de benefício negado pelo INSS?
Primordialmente, é obrigatório descobrir o benefício que foi negativado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Tal informação pode ser encontrada na carta onde a decisão do INSS foi comunicada. No conteúdo haverá o motivo do indeferimento descrito.
Caso não possua ou tenha perdido a carta, será possível acessar uma cópia do processo no aplicativo ou site “Meu INSS”. Sequencialmente, o processo deverá seguir na escolha do cidadão, seja recorrendo pessoalmente no INSS, entrar com uma ação judicial, ou até mesmo enviar um novo pedido ao requerimento.
Como entrar com recurso no INSS?
- Vá até o site ou aplicativo do “Meu INSS”, pelo link: https://meu.inss.gov.br/ (o aplicativo é compatível tanto com o sistema operacional Android quanto com IOS);
- Faça um login simples cadastrando seu CPF e uma senha válida;
- Acesse, ao adentrar na plataforma, a opção “Agendamentos/Requerimentos” e, em seguida “Novo Requerimento”;
- Escolha, posteriormente, o campo de “Recurso”;
- Informe todos os dados obrigatórios, confira as informações e envie o pedido.
Obs.: Após receber o comunicado do INSS, o indivíduo terá apenas um período de 30 dias para dar entrada no recurso.
✅ Saiba também como tirar o Extrato do INSS.
Acompanhar resultado do recurso do INSS:
Para acompanhar o andamento ou o resultado de um recurso do INSS, será preciso seguir os passos descritos abaixo:
- Acesse o link: sso.acesso.gov.br;
- Faça um login com número de CPF e uma senha pré cadastrada (o acesso é o mesmo para o site ou aplicativo Meu INSS, caso já possua um cadastro é só utilizá-lo);
- Após o cadastro feito, vá até o link: consultaprocessos.inss.gov.br;
- Utilize seus dados para entrar na plataforma, e escolha a opção válida ao seu recurso;
- Por fim, veja todas as informações e dados de seu processo!