Mastopexia pelo SUS
A mastopexia pelo SUS nada mais é que uma cirurgia realizada em seres humanos, com um único objetivo. A mesma visa reverter o caimento natural dos seios, reposicionar a aréola e a pele com flacidez. A mastopexia pelo SUS serve para elevar as mamas até a posição de origem delas, garantido a tão desejada simetria.
O procedimento cirúrgico também é conhecido por outros dois nomes, tais como lifting de mama e mamoplastia. É uma das cirurgias mais procuradas no Brasil, e, inclusive, realizada por instituições públicas de saúde. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações sobre como realizar a Mastopexia pelo SUS.
O que é uma Mastopexia?
Primeiramente, a mastopexia pelo SUS basicamente é um procedimento cirúrgico de origem estética. A mesma serve, em tese, para realinhar os seios simetricamente. A cirurgia pode ser realizada até mesmo para quem possui implantes de silicone, dependendo da quantidade do tecido mamário.
A incisão costuma ser feita ao redor da região dos mamilos, em direção à base dos seios. Todo o procedimento costuma demorar de uma a quatro horas. A paciente pode até deixar o hospital no mesmo dia, ou, caso queira, permanecer internada por 24 horas.
Confira outros procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde:
Mastopexia pelo SUS
Para quem não sabe, desde 2018, é possível realizar a cirurgia da mastopexia pelo SUS. O Sistema Único de Saúde é um projeto federal de saúde, desenvolvido pelo governo. E por isso, para poder ser elegível ao procedimento, é necessário se enquadrar no requerimento.
Para tal, o motivo da cirurgia deve se enquadrar como sendo de reparação. Principalmente caso o paciente estiver em sofrimento ou com dificuldades físicas por conta dos seios. O cartão do SUS também deve estar atualizado. Caso o indivíduo ainda não tenha o seu, é necessário, porquanto, imprimir o cartão sus pela internet.
Requisitos
Para realizar a mastopexia pelo SUS, é necessário cumprir alguns requisitos estabelecidos pelo governo federal. São estes:
- Estar saudável e com o peso estável
- Não ser fumante, certamente
- Estar incomodada com a mudança de forma e volume dos seios
- Ter seios com formato alongado ou pendente. Ter mamilos posicionados abaixo do sulco da mama
- Ter mamilos e aréolas apontadas para baixo. Ter também acúmulo de pele flácida e aréolas alargadas
- Ter uma das mamas mais baixa que a outra, eventualmente
Quem tem direito
Para fazer a mastopexia pelo SUS, apenas um pequeno grupo de pessoas tem direito ao procedimento. Tais como:
- Pessoas que necessitam de reparação nos seios
- Seja por:
- 2.1. Uma má formação de nascimento, certamente
- 2.2. Tumores de pele
- 2.3. Queimaduras
- 2.4. Traumas de pequeno e médio porte, eventualmente
Riscos da Mastopexia
Como todo procedimento, cecerto, a mastopexia pelo SUS também possui seus riscos. Tais riscos incluem má cicatrização, sangramento, infecção e outros problemas provenientes da anestesia. Além disso, ainda há uma alteração da sensibilidade do mamilo, descoloração da pele e inchaço.
Assim como danos nos versos e vasos sanguíneos, assimetria da mama, acúmulo de líquido e rigidez excessiva do peito também são outros sintomas comuns após a cirurgia.
Como dar entrada
Para dar entrada na mastopexia pelo SUS, é bastante simples. Para tal, tudo que você precisará fazer é se consultar, primeiramente, com um médico da entidade.
Posteriormente, o mesmo analisará se você se enquadra. Após o requerimento que deve ser feito pelo médico, cabe a você fazer sua inscrição no cartão SUS em uma unidade básica de saúde. Disso, será colocado na lista de espera.