Negócio independente cresce cada vez mais no mercado
O negócio independente cresce cada vez mais no mercado. Seja pelo poder do investimento ou pela falta de oportunidades no mercado de trabalho, existe muita gente trabalhando como autônomo. O lado negativo deste tipo de serviço, é a falta de benefícios como a aposentadoria, por exemplo.
Mas, vale lembrar que é possível se aposentar das suas funções mesmo trabalhando de forma independente. Você sabe como? Confira a seguir como funciona este processo e o que você precisa fazer.
Apesar de estar livre de taxas de imposto e descontos semelhantes, o trabalhador independente também acaba fincando “descoberto” pelas leis trabalhistas. Mas é possível reverter esta situação e alcançar a tão esperada aposentadoria mesmo sem trabalhar com a carteira de trabalho assinada, através do INSS pra autônomos.
O INSS autônomo é um boleto a ser pago mensalmente para quem trabalha por conta própria e ainda quer conseguir se aposentar. As regras base são as mesmas do INSS comum, com tempo de prestação de serviço mínimo e taxas de contribuição.
O valor a ser pago mensalmente pelo contribuinte é equivalente a uma porcentagem do salário mínimo vigente, por isso, é importante estar atento ao valor para o ano seguinte.
O INSS Instituto Nacional do Seguro Social é um órgão do Governo Federal vinculado ao Ministério da Economia.
Para começar a contribuir com o INSS autônomo será necessário seguir corretamente o processo. O primeiro passo é se dirigir ao órgão responsável e realizar a sua inscrição no Programa de Integração Social (PIS) e escolher o seu tipo de contribuição.
Quando selecionar a opção de contribuinte individua, você irá preencher um documento denominado Guia da Previdência Social (GPS), que permitirá os pagamentos mensais do valor requerido. A partir daí, será mais fácil realizar as contribuições do INSS, pois você já selecionou o tipo de contribuição e calculou a porcentagem do salário mínimo a ser paga.
Depois, é só continuar contribuindo com o INSS mensalmente e garantir um futuro mais confortável através do benefício da aposentadoria.
Para se tornar um contribuinte individual é preciso comprovar que trabalha por conta própria ou que presta serviços a uma pessoa física. Vale lembrar que ada tipo de contribuição tem um valor diferente, mudando também o pagamento da aposentadoria.
Este recurso permite que mais brasileiros tenham direito a ter uma vida mais confortável no futuro. Verifique a documentação necessária e faça o requerimento do INSS autônomo.