Cartão SUS 2021: Como Tirar, Imprimir 2ª Via

O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza um cartão próprio conhecido como Cartão SUS que permite o acesso aos seus serviços pela população. Mas para isso todo cidadão deve ter o seu cartão e quem ainda não possui deve adquiri-lo, pois o mesmo é de caráter obrigatório a todos. Vale lembrar que o Cartão SUS possui o número de reconhecimento nacional e agrega importantes dados a respeito do paciente, inclusive informações que dizem respeito as consultas que já foram realizadas e as que estão prestes a serem feitas, além de outros detalhes importantes que dizem respeito ao SUS.

Esse é o meio utilizado para organizar e ao mesmo tempo oferecer um auxílio as áreas dedicadas a saúde com o objetivo de simplificar e agilizar o acesso da população quando precisarem utilizar os serviços prestados pelo SUS.

Cartão SUS
Cartão SUS

Desta forma, se você chegou até este artigo com o intuito de obter maiores esclarecimentos a respeito do cartão, como ele funciona, para que serve, quais são os procedimentos necessários para obter o seu, saiba que você está no artigo certo, pois a partir do próximo parágrafo vai encontrar todas essas informações detalhadas. Me acompanhe!

O que é o Cartão SUS?

Como se sabe, o SUS é um serviço de atendimento gratuito do Governo Federal. E agora para receber o atendimento em qualquer unidade pertencente a rede pública de saúde você precisa ter o “Cartão Nacional de Saúde”, o CNS.

Cartão Nacional do SUS
Cartão Nacional do SUS

Se você ainda não conhece saiba que se trata de um cartão que é emitido diretamente pelo Governo Federal e é de caráter único e exclusivo que permite ao seu portador, seja ele brasileiro nato ou estrangeiro residente no Brasil a realização de diferentes procedimentos médicos gratuitos oferecidos pelo SUS, mesmo que o paciente possua e pague algum plano de saúde.

Assim como em qualquer modelo de cartão, o CNS do SUS possui um número de identificação que é também de caráter único e pessoal, que permite a identificação rápida e imediata de um determinado paciente em meio a um vasto banco de dados, além do seu histórico médico completo registrado na rede pública de saúde.

Para que Serve?

Para se ter uma ideia, esse cartão que é válido para todo o território nacional lhe permite – mesmo que esteja em um estado diferente do seu de origem – a rápida identificação pelos agentes de saúde das informações relevantes que dizem respeito a você e a sua saúde por meio do número de identificação do cartão. Essas informações são imediatamente vinculadas ao número assim que novos procedimentos são realizados.

E tem outra novidade. Caso você não saiba é possível realizar a consulta do seu histórico clínico diretamente pela internet através do portal oficial do Ministério da Saúde: o Meu DigSUS.

O que é o Cartão SUS
O que é o Cartão SUS

Outro detalhe que desperta a curiosidade das pessoas que tem o primeiro contato com esta novidade do SUS é que ele organiza desde os orçamentos até os procedimentos relacionados a cirurgias e medicamentos em toda a rede nacional utilizando, para isso, o SIGTAP que nada mais é do que o modelo de ferramenta de gerenciamento de tabela de procedimentos, medicamentos e OPM (Órteses, próteses e materiais especiais) do Sistema Único de Saúde.

Esta tabela unificada surgiu em janeiro de 2008 e com ela foi realizada desde a geração até o envio das bases de dados realizadas pelos gestores municipais e estaduais ligados ao Ministério da Saúde.

Em outras palavras, com todo este trabalho realizado foi permitido com que houvesse um banco de dados que permite o acesso facilitado pelos gestores de saúde para poder verificar as informações importantes que dizem respeito a cada paciente. Isso representou um grande avanço para o setor.

Serviços e Utilidades do Cartão SUS

O SUS oferece três níveis de atenção que são os seguintes:

  • Básico – Nesse nível as especialidades que fazem parte são aquelas que dizem respeito a Ginecologia, Clínica Médica, Obstetrícia e Pediatria. Além das consultas são oferecidos ainda aos usuários da rede ações que dizem respeito desde a prevenção de doenças até o tratamento adequado para as enfermidades mais comuns passando pelo tipo de diagnóstico a ser realizado.
  • Média complexidade – Trata-se de alguns exames e outras modalidades de atendimento mais específicas se comparadas ao nível anterior. Entre elas estão os exames de raio x e ultrassom, a fisioterapia, as terapias de tipo especializados, além de diferentes modalidades de cirurgias ambulatoriais.
  • Alta complexidade – É um nível que engloba a alta tecnologia e o alto custo. Nesta modalidade tem-se uma assistência total voltada ao paciente que recebeu o diagnóstico positivo de câncer, diversos tipos de cirurgias cardiovasculares e transplantes, cirurgias bariátricas e procedimentos complexos de neurocirurgia, além de outras modalidades semelhantes.

De modo geral, no SUS os pacientes podem fazer desde operações, consultas, internações e vários tipos de exames como também atendimento de urgência e emergência em qualquer parte do Brasil.

Quanto as utilidades do cartão SUS ele é empregado em diferentes procedimentos gratuitos como os listados abaixo:

  • Vacinas
  • Tratamentos
  • Cirurgias
  • Consultas em diferentes especialidades médicas
  • Transplantes
  • Pré-natal
  • Exames de fezes
  • Exames de urina
  • Exame de sangue.

Como Fazer o Cartão SUS

Se você está me acompanhando atentamente neste artigo até aqui e ainda não possui o seu cartão SUS muito provavelmente está curioso para saber o que é preciso ser feito para adquirir o seu. É o que irei explicar no passo-a-passo a seguir:

  • Procure uma unidade de atendimento do SUS da sua cidade (Secretaria Municipal de Saúde, Unidade Básica de Saúde “UBS”, Unidades da Saúde de Família “USF” ou as Equipes de Saúde da Família “ESF”)
  • Informe os dados solicitados ao agente para fazer o seu cadastro
  • Depois é só aguardar por alguns minutos a impressão e entrega da sua carteirinha que é feita na mesma hora.
Como Fazer o Cartão SUS
Como Fazer o Cartão SUS

Vale lembrar que o cartão é gratuito e até o ano de 2015 era confeccionado em um material plástico semelhante a um cartão de crédito, mas agora o modelo utilizado é impresso em papel comum.

E se você quiser poderá plastificar o seu cartão do SUS, uma vez que é permitido e recomendado para que se mantenha preservado e assim garanta uma maior durabilidade, já que ficará resguardado contra possíveis danos que podem ser ocasionados pelo contato direto com a água, ou ainda acabar se rasgando acidentalmente.

Documentos Necessários para Tirar o CNS

Os documentos exigidos para se obter o cartão do SUS são os seguintes:

  • Documento de identificação com foto original (RG)
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de residência atualizado no nome do solicitante.

Como Realizar o Pré-Cadastro no Cartão do SUS

Com a modernização dos serviços prestados à população pelo Governo Federal agora é possível fazer um pré-cadastro diretamente pela internet através do portal do Cidadão. Esta é uma alternativa disponibilizada para facilitar e agilizar o procedimento do processo de cadastro e assim evitar a formação de filas e automaticamente a demora no atendimento. Para fazer o pré-cadastro online é só seguir os procedimentos abaixo:

  • Acesse o site do Portal do Cidadão diretamente neste link
  • Assim que a página carregar informe os campos solicitados com os seus dados pessoais (Nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe e município em que você nasceu)
  • Em seguida, marque a caixa “anti robô”
  • E, por fim, confirme o procedimento realizado.
Pré-Cadastro no Cartão do SUS
Pré-Cadastro no Cartão do SUS

É importante que você forneça um e-mail válido no ato do cadastro, uma vez que é através dele que a sua senha será enviada e poderá futuramente, se precisar, recuperar os seus dados e solicitar a emissão da 2ª via.

E a título de curiosidade, assim que você realiza o seu auto cadastro para fazer a solicitação do seu CNS e emissão de protocolo, os seus dados são repassados eletronicamente para o setor de análise da base do cartão e, em seguida, são validados por um agente credenciado.

É importante lembrar que assim que você realizar o procedimento do cadastro faça a impressão do comprovante e o leve até uma unidade de saúde da sua região no máximo até 60 dias.

Como Consultar o Número do Cartão SUS

Você pode fazer pela internet da seguinte forma:

  • Acesse o MeuDigSUS aqui
  • Insira o número do seu CPF e senha cadastrado
  • Se não possui a sua faça o cadastro em “Criar conta”
  • Depois é só logar e clicar em “Meus dados”
  • Na nova tela aberta você encontrará o número do seu cartão SUS.

 

Como Consultar o Número do Cartão SUS
Como Consultar o Número do Cartão SUS

Viu como é simples? Que tal compartilhar com seus amigos? Eles podem gostar!