Como Tirar Segunda Via do Cartão SUS (Atualizado)

Se você já possui o seu cartão do SUS, mas por algum motivo necessita agora tirar a segunda via provavelmente deve estar um pouco ansioso e preocupado sobre os procedimentos que deve seguir para ter novamente o seu cartão em mãos e garantir o seu direito de acesso aos principais serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde brasileiro. Saiba Como Tirar Segunda Via do Cartão SUS.

Pensando em questões como essa que resolvi preparar este artigo para te ajudar. Por isso me acompanhe ao longo de todo o texto e, se em algum momento, você tiver alguma dúvida é só utilizar o campo dos comentários ao final para enviar a sua pergunta para que possamos responder o mais rapidamente possível, combinado? Então vamos lá!

Como Tirar Segunda Via do Cartão SUS
Como Tirar Segunda Via do Cartão SUS

Onde Tirar a Segunda Via do Cartão SUS

Assim como a primeira via pode ser solicitada de forma bem simples com a segunda via não é muito diferente, pois você poderá ter novamente o seu documento através da solicitação direta em uma unidade da saúde mais perto da sua casa.

Desta forma é necessário que você apresente os seus documentos pessoais (CPF e RG) para que o agente possa realizar o seu novo credenciamento. E como já existem várias formas, inclusive online, de realizar importantes serviços e requisições do Governo você também pode obter sua segunda via do cartão SUS diretamente pela internet como vou te explicar logo mais.

Fique por dentro desses tópicos do Sistema Único de Saúde:

  • Como acessar o portal CADWEB SUS, do Ministério da Saúde, para consultas do CNS;
  • O que é SIGTAP e como acessar a plataforma de gestão do Sistema Único de Saúde.

Como Tirar Segunda Via do Cartão SUS pela Internet

Se você realiza diversos procedimentos importantes pela internet com certeza verá como é simples e fácil pedir a segunda via do cartão SUS pela web. E como em todo sistema é necessário fornecer os seus dados pessoais (nome completo, CPF, nome da mãe, data e cidade do nascimento).

Após realizar a etapa virtual você deve imprimir o protocolo gerado para fazer a solicitação pessoal do seu cartão SUS em uma unidade da saúde mais perto da sua residência.

Todavia, esse procedimento pode ser realizado diretamente no Portal do Cidadão para fazer a segunda via do seu cartão SUS. Mas se você não sabe como fazer é só seguir as orientações abaixo:

  • Acesse o Portal do Cidadão clicando neste link
  • Procure na parte inferior à direita da sua página e clique sobre “Esqueci a senha e desejo recuperar”
  • Feito isso você precisará informar o número do seu cartão, assim como o CPF e o nome completo de sua mãe
  • Agora é só seguir os demais procedimentos apresentados em tela
  • Pronto! É só finalizar com a impressão do protocolo e apresentá-lo em uma unidade da saúde mais perto de sua casa.
Como Tirar Segunda Via do Cartão SUS pela Internet
Como Tirar Segunda Via do Cartão SUS pela Internet

Qual o Custo da Segunda Via do Cartão SUS

Assim como você não precisou pagar nada para ter a primeira via do seu cartão SUS, da mesma forma não vai precisar desembolsar nenhum valor ou taxa para ter direito a segunda via. Por isso você pode ficar bem tranquilo e, ao mesmo tempo, atento em caso de surgir alguém que queira aproveitar e fazer a cobrança.

Se isso ocorrer saiba que é algum tipo de golpe e o mais adequado é denunciar diretamente ao Ministério da Saúde.

Serviços Disponíveis com Cartão SUS

Como se sabe agora para ter acesso aos serviços oferecidos pelo SUS você precisa ter o seu cartão SUS, que é único, pessoal e intransferível. Portanto ter o cartão SUS é um direito de todos os cidadãos brasileiros e estrangeiros que residem no nosso país.

Com ele você pode realizar diversos procedimentos gratuitos pelo Sistema de Saúde. Alguns deles são os seguintes:

  • Consultas médicas de diferentes especialidades
  • Tratamentos
  • Transplantes
  • Exames de sangue
  • Exames de fezes e de urina
  • Cirurgias
  • Pré-natal
  • Vacinas
  • Entre outros.
Serviços Disponíveis com Cartão SUS
Serviços Disponíveis com Cartão SUS

Não custa lembrar que o cartão SUS pode ser utilizado em qualquer município brasileiro. O Cartão Nacional de Saúde (ou CNS) tem o intuito de facilitar e reunir o acesso a informações que dizem respeito à saúde dos seus portadores através do sistema unificado por meio do número do cartão, e permite acessar o histórico do paciente e assim facilitar o atendimento pelos médicos.

Então, viu como é simples obter a segunda via do seu cartão SUS? Procure guardar bem o seu para poder usá-lo sempre que precisar. Deixe o seu like abaixo.