Número do Cartão SUS: Consulta pelo CPF ou pelo Nome

O Sistema Único de Saúde, mais popularmente conhecido como SUS atende milhões de cidadãos brasileiros diariamente em todo o território nacional. Por isso, é necessário que haja o cartão SUS. O número do cartão SUS é único e diferente para cada cidadão. Como a demanda do SUS é grande foi necessário criar um mecanismo que possibilitasse a rápida identificação e acesso às informações, o número do cartão SUS.

Assim como os registros históricos ligados à saúde do paciente para que os serviços prestados pelo SUS possam ser melhor aplicados de forma eficiente e que permita assim que o paciente possa ter mais saúde e bem-estar em sua vida.

Número do Cartão SUS
Número do Cartão SUS

E foi através de preocupações como essa que o Governo Federal decidiu possibilitar a toda população a realização do cadastro/emissão do cartão SUS de forma gratuita.

Então se você chegou até este artigo querendo saber mais detalhes a respeito do número do cartão SUS é só continuar comigo pelos próximos parágrafos que irei compartilhar todas as informações necessárias para que você possa ficar por dentro e repassar as informações para os seus amigos. Me acompanhe!

Saiba também como acessar:

O que é Número do Cartão SUS

Assim como o RG, o CPF possui números únicos e exclusivos para cada portador. E de forma semelhante o número do cartão do SUS também é definido pelos mesmos parâmetros de modo que facilite a identificação do paciente na hora de realizar uma consulta ou fazer algum procedimento através do SUS.

Para que Serve

Por meio dessa numeração os agentes de saúde têm a possibilidade de acessar o banco de dados ligado ao Ministério da Saúde para verificar o histórico do paciente. Assim os profissionais da saúde poderão em poucos minutos ficarem por dentro desses registros e saber exatamente o que precisa ser feito para auxiliar o cidadão.

Assim toda vez que você realizar algum procedimento ou serviço do SUS, os seus dados serão enviados para essa base de dados para que fiquem armazenados. Deste modo, os agentes e os médicos poderão acessar essas informações para conhecer melhor o paciente.

Com essa proposta, o Governo consegue organizar de uma forma mais eficiente todos esses dados com o intuito de agilizar os atendimentos de forma eficaz levando a solução que o paciente precisa.

Por outro lado, o cidadão que já possui o seu cartão SUS encontra mais facilidades na hora de realizar o agendamento de consultas médicas ou ainda a consulta dos procedimentos médicos.

Se você não tem o seu cartão SUS saiba que pode solicitá-lo a qualquer momento diretamente nas unidades de saúde da sua região que realizam essa atividade. Caso não saiba qual delas faz este procedimento é só procurar a prefeitura do seu município para que possam te orientar.

Cartão SUS
Cartão SUS

Quantos Dígitos tem o Cartão SUS

O cartão do SUS é composto por 15 algarismos.

Como Saber o Número do Cartão SUS

O número do Cartão SUS se encontra no próprio cartão. Caso não o tenha em mãos é só ligar para o Disque Saúde no 136 (opção 8).

Como Consultar o Número do Cartão do SUS pela Internet

Existem duas formas de se consultar o número do seu cartão: pelo nome e pelo CPF.

Consulta Número do Cartão SUS pelo Nome

Para realizar este tipo de consulta é só fazer o seguinte:

  • Acesse o portal do CadWebSUS aqui
  • No site selecione a opção “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”
  • Em seguida, informe o seu nome completo e o CPF, a data do seu nascimento e o nome da sua mãe
  • Depois clique nos caracteres apresentados na imagem
  • Feito isso é só clicar em “Consultar”.
Consulta Número do Cartão SUS pelo Nome
Consulta Número do Cartão SUS pelo Nome

Consulta Número do Cartão pelo CPF

Para consultar o número do seu cartão através do CPF é só realizar o seguinte procedimento:

  • Acesse aqui o MeudigiSUS e faça o seu cadastro (caso ainda não tenha)
  • Se você já possui é só inserir o número do seu CPF e a senha cadastrada
  • Agora clique no botão “Entrar”.
Consulta Número do Cartão pelo CPF
Consulta Número do Cartão pelo CPF

O sistema irá te redirecionar para uma área exclusiva em que poderá verificar os dados do seu cartão.

Agora se preferir você poderá também utilizar como opção clicar em “Minha saúde” que se encontra no menu à esquerda da sua tela e depois clicar em “Meu Cartão Nacional de Saúde”.

Viu como é bem simples e fácil? Então aproveite e já deixe o seu like abaixo.